segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Reciclar é preciso




Ariane Lima

Segundo o dicionário virtual Wikipédia a palavra reciclagem difundiu-se na mídia a partir do final de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
A consciência ambiental nunca foi tão divulgada e discutida como atualmente. Os veículos de comunicação divulgam constantemente a importância desse ato e as conseqüências do descaso com o meio ambiente.
A reciclagem é o reaproveitamento de materiais, quando a matéria prima serve para fazer novos objetos, materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto.
Muitos são os materiais que podem ser reciclados, assim como papel, vidro, plástico e metal.
Quando um material é reciclado além de minimizar a utilização de nova matéria prima, ameniza os danos que esse material descartado indevidamente pode causar ao meio ambiente, já que não há locais apropriados para aterro do lixo produzido diariamente, causando assim, rios poluídos, conseqüentemente enchentes, já que se o lixo vai para os rios e lagos além de acabar com a vida animal nesses locais, com a chuva esse lixo entope as saídas de água causando enchentes.
A venda de materiais recicláveis se tornou fonte de renda para muitas famílias que encontram na venda de papelão e latinhas de alumínio o sustento da família, o que se torna mais um estímulo para a reutilização desses materiais recicláveis.
Muitos lugares já adotaram postos de reciclagem, em que os materiais são recolhidos em dias e horários diferentes do lixo doméstico. No Brasil cada tipo de material tem uma lata de recolhimento de cor diferente, como:

AZUL: papel/papelão
VERMELHO: plástico
VERDE: vidro
AMARELO: metal
PRETO: madeira
LARANJA: resíduos perigosos
BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
ROXO: resíduos radioativos
MARROM: resíduos orgânicos
CINZA: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo passível de separação.


Com a reciclagem diminui consideravelmente os problemas que mais afetam o meio ambiente e os seres que vivem nele. No entanto, esse não é o único problema pelo qual o meio ambiente é ameaçado constantemente, desmatamento e queimadas também são prejudiciais ao meio ambiente.
Entenda essas ações:
O desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana na natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas e pela extração da indústria madeireira.
As queimadas acontecem com mais freqüência em áreas rurais que praticam técnicas de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros, mas prejudica o ar, assim estimula o aquecimento global.
Dica Ambiental: Confira o é que Crédito de Carbono na reportagem de Cristiane Araujo “É permitido poluir?”

As agências de proteção ambiental fazem uma seleção das empresas que mais poluem no Brasil e a partir daí são estabelecidas metas para a redução da emissão de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes. Essa seleção é transformada em bônus ganhos pela empresa de acordo com a responsabilidade sobre o meio ambiente.

Nenhum comentário: