segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Homem: o principal vilão do desmatamento

A cada ano uma área de floresta tropical do tamanho do estado de Alagoas é cortada e destruída, e o homem é a principal causa do desmatamento.
O desmatamento nas florestas brasileiras começou quando os portugueses chegaram ao país. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa começaram a explorar a Mata Atlântica, desde então, o desmatamento só cresceu. A Floresta Amazônica sofre as conseqüências da derrubada ilegal de árvores que, em busca de madeiras como o mogno, empresas madeireiras instalaram-se na região amazônica para fazer a exploração ilegal. Embora os casos da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica sejam os mais problemáticos, o desmatamento ocorre nos quatro cantos do país.
Além da derrubada para fins lucrativos, o ser humano tem agido de outras formas provocando o desmatamento como, por exemplo, nas frentes agrícolas que para aumentar a quantidade de áreas para a agricultura, fazendeiros derrubam quilômetros de árvores para o plantio através do corte e queimadas. O crescimento das cidades também tem provocado a diminuição das áreas verdes, áreas enormes de matas são derrubadas para a construção de condomínios residenciais e pólos industriais.
Há muitas coisas que nós podemos fazer em casa para ajudar a reduzir o impacto sobre o ambiente que nos rodeia como desligar as luzes quando não utilizada, não desperdiçar água, reciclar o lixo, restaurar os ecossistemas degradados através do plantio de árvores onde foram eliminadas; estabelecer parques para proteger as florestas tropicais e a vida selvagem; não comprar produtos feitos a partir de pele de animais selvagens, compre apenas papel reciclado, entre outros.
As matas e florestas são de extrema importância para o equilíbrio ecológico do planeta Terra e para o bom funcionamento climático. Esperamos que, o homem tome consciência destes problemas e comece a perceber que, antes do dinheiro está a vida de nosso planeta e o futuro das novas gerações. Nossos filhos têm o direito de vive em um mundo melhor.


Nenhum comentário: