segunda-feira, 27 de outubro de 2008

É permitido poluir?



Conheça o Crédito de Carbono

Cristiane Araujo


Os pólos industriais em comum são os maiores emissores de gases poluentes que atingem nossa atmosfera. Como resolver esse problema?
A receita é simples. Os órgãos competentes realizam a emissão de certificado que “permite” essa poluição. A princípio as agências de proteção ambiental fazem uma seleção das empresas que mais poluem no Brasil e a partir daí são estabelecidas metas para a redução da emissão de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes. Essa seleção é transformada em bônus ganhos pela empresa de acordo com a responsabilidade sobre o meio ambiente. Cada bônus equivale a uma proporção de poluentes. Quem porventura descumpre esse programa de redução de gases, compra certificados das empresas bem mais sucedidas.
Em contrapartida esses certificados são utilizados como negociações na bolsa de valores para lucro administrativo da empresas. Sendo assim, o crédito de carbono funciona como moeda de troca entre as empresas.

Qual é o benefício do crédito de carbono?

O que funciona como uma moeda ambiental, os créditos de carbono podem ser conseguidos por diversos meios - projetos que absorvam os gases de efeito estufa, que reduzem a poluição causada pelas queimadas, desmatamento, tais como, a redução das emissões vindas da queima de combustíveis fósseis, substituição dessa queimada por energia limpa e renovável – solar, eólica, etc.
No Brasil é possível gerar uma quantidade imensa de crédito de carbono. O nosso potencial está focado na grande atividade da queima da cana-de-açúcar, que gera através das queimadas, a poluição ambiental. Além do nosso porte florestal, o que não nos falta fatores ambientais favoráveis para o desenvolvimento de energias ambientais sadias.

Cálculo para a poluição permitida
Com base em cálculos é possível se chegar a um acordo entre a quantidade de gases emitidos pela indústria e a quantidade de gases de efeito estufa que deixará de ser lançada a atmosfera caso haja a efetivação do projeto. De acordo com o GWP – Global Warmig Potencial – medida do potencial de aquecimento global, cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de dióxido de carbono emitido no ar. Em países como a China e a Índia são desenvolvidos projetos de desenvolvimento de medidas baseados na utilização de tecnologias para coletar e dissolver gases poluentes. No caso do Brasil e da África, não são considerados perante o mercado internacional um “bom pagador” em vista dos escândalos que já nos afetaram, portanto para que haja esse projeto no país existe um risco enfrentado pelos empresários brasileiros.
Segundo um grupo formado por professores da UNESP, existe um estudo sobre a maneira de reaproveitar os resíduos sólidos urbanos e transformá-los em adubo. A idéia é que a partir da reciclagem desse material a comunidade consiga créditos de carbono a partir do reaproveitamento do lixo que produz. Veja mais sobre
reciclagem ao clicar no link.

Nenhum comentário: